quarta-feira, 16 de maio de 2007

Entrevista

ENTREVISTA

Zagueiro fala aos COXAnautas

O zagueiro Felipe, que fez boa estréia

no jogo diante do Paulista, concede entrevista exclusiva ao site da torcida Coxa

Felipe estreou no profissional diante do Paulista

Após uma boa estréia diante de um Couto Pereira com bom público, o zagueiro Felipe despertou a curiosidade de muitos torcedores e da imprensa. Para o site COXAnautas, porém, o bom desepenho de Felipe não é novidade. O site da torcida Coxa já destacava o potencial do atleta desde janeiro deste ano, sempre depositando fichas no jovem zagueiro coritibano.

Com 1,96m de altura e pesando 89kg, Felipe mostra ter porte de zagueiro. Dentro de campo, se impõe fisicamente e demonstra muita seriedade e firmeza. Vindo de Americana, interior de São Paulo, Felipe chegou ao Coritiba em agosto de 2006, tendo passado pelo time de juniores, onde atuou em aproximadamente 13 jogos, para depois ser integrado ao elenco profissional.

Antes de chegar ao Coritiba, Felipe havia jogado no Rio Branco, de Americana, e no FC Basel da Suíça. Por problemas documentais, não pôde ficar no país europeu, retornando à sua cidade para, posteriormente, chegar ao Alviverde.

Confira a entrevista exclusiva que o jovem zagueiro concedeu ao site COXAnautas:

COXAnautas - O que você acha da estrutura da base do Coritiba, principalmente nas áreas de fisiologia, nutrição e psicologia?

Felipe - A fisiologia tem feito um trabalho muito bom, sendo que eu já ganhei 8kg de massa desde que cheguei ao clube. Também a parte de nutrição é bem feita, com a suplementação alimentar de que nós jogadores precisamos, a alimentação é bem cuidada. Quanto à área de psicologia, também não tenho do que me queixar, a Flávia está sempre à nossa disposição para qualquer coisa de que precisamos.


COXAnautas - Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou para chegar ao elenco profissional? A crise do clube fez parte dessas dificuldades?

Felipe - Como eu comecei no clube ano passado, os maiores problemas que enfrentei aqui foram de ordem burocrática e contratual, pois era para eu ter vindo já para o profissional, mas quando eu cheguei, preferiram me ver jogando na categoria Júnior antes. Mas se for pensar nas dificuldades de antes de chegar no Coritiba, uma coisa que me incomodou muito foi quando voltei da Suíça e fiquei parado na minha cidade, sem grandes perspectivas no esporte. Pensei em abandonar o futebol, mas graças a Deus deu certo de eu vir para o Coritiba.


COXAnautas - Ainda quanto ao momento do clube, você tem consciência da pressão que poderá enfrentar na Série B? Você se considera preparado para enfrentar essa situação?

Felipe - Sim, todos nós dentro do grupo estamos conscientes dessa pressão. Aliás, desde o ano passado, quando estava no Júnior, eu já acompanhava a pressão que havia. Eu encaro isso com naturalidade, temos que reverter essa situação e só depende de nós. O time está motivado e focado no objetivo. Todos temos consciência de que o sucesso no campeonato vai escrever o nosso nome na história do clube. Eu acredito na qualidade do grupo para voltar à Primeira Divisão.


COXAnautas - Você ainda estuda? Se não, até que série estudou?

Felipe - Eu não estou estudando no momento, mas concluí o segundo grau (ensino médio).


COXAnautas - Pretende se formar um dia, já que a carreira de jogador de futebol é curta? Se sim, em quê?

Felipe - Possivelmente. Penso em algo ligado ao esporte, como Educação Física. E gosto muito da profissão de fisiologista também.


COXAnautas - Você está ciente de que, como profissional, terá de renunciar a muita coisa que trabalhadores de outras áreas fazem, como noitadas, festas e outras situações que coloquem em risco seu físico? Como lidar com isso?

Felipe - Eu acredito que tudo tem sua hora, seu momento. Existe o momento certo para sair e se divertir. Desde que seja algo esporádico e que o atleta esteja cumprindo seu papel e seus compromissos, tudo bem. Às vezes é preciso espairecer, pois a pressão no futebol é grande, mas sem abusos, claro.


COXAnautas - Algumas pessoas têm notado uma semelhança sua com o zagueiro Rio Ferdinand, do Manchester United, principalmente por causa do cabelo. Foi proposital, ou casual?

Felipe - Na verdade, o cabelo foi uma coisa que surgiu naturalmente, algo que eu queria fazer há muito tempo e agora resolvi fazer. Mas não teve nada a ver com o Ferdinand, não. Só espero poder jogar igual a ele também (risos).

Felipe e Ferdinand. Semelhança?
COXAnautas - A sua boa estréia no time principal mereceu alguns elogios por parte da imprensa, inclusive aqui no site COXAnautas. Você acha que os elogios atrapalham, por gerar excesso de confiança, ou ajudam, como forma de motivação?

Felipe - Eu acho que os elogios ajudam, mas vai de cada pessoa. No meu caso, eu procuro levar sempre pelo lado positivo, como uma forma de motivação mesmo, para procurar me manter em alta, jogando o meu melhor.


COXAnautas - Até quando vai o seu contrato? O clube já o procurou para renová-lo?

Felipe - Meu contrato vai até janeiro de 2010. Não, o clube não me procurou para renovar.


COXAnautas - O Coritiba já revelou grandes zagueiros, dentre eles, mais recentemente, Miranda, Henrique e Douglão. Você se mira nos exemplos desses atletas?

Felipe - Com certeza, principalmente no Henrique e no Douglão, até porque são grandes jogadores com quem já joguei. E também, por eles terem quase a mesma idade e trajetória que eu.


COXAnautas - Você mora no Couto Pereira, na 'concentração', junto com outros jovens jogadores que vêm de fora de Curitiba. Como é a vida ali?

Felipe - Para mim, é bom. Sempre tem uma companhia, alguém com quem conversar. O pessoal é muito unido, procura sempre se ajudar. O ambiente é legal. Eu até teria oportunidade de ir para um apartamento, mas no momento eu prefiro ficar no Couto, pois o pessoal dá uma força. A gente sente saudades da família, então acabamos formando uma segunda família ali.


COXAnautas - Deixe uma mensagem final para a torcida do Verdão.

Felipe - Eu queria agradecer muito à torcida e ao site COXAnautas pelo incentivo e reconhecimento que têm dado a mim. E também queria agradecer à torcida por ter dado uma força, quando gritaram meu nome no estádio no jogo passado. Muito obrigado!

Nenhum comentário: